Eco Responder Ambiental
SegFoco169 - Capa Brasesul 2022
Edição nº 169

Publicado na Revista Seguros em Foco nº 169– Ambiental

As consequências de um sinistro ambiental podem resultar em problemas graves para as empresas

Hoje o trabalho de um corretor de seguros é muito maior do que simplesmente vender um seguro para o cliente, tendo de atuar realmente como consultor para gerar valor ao seu segurado.

Muitos destes corretores, porém, ficam desorientados no momento de atender determinados tipos de sinistros, principalmente aqueles que fogem do seu dia a dia, como, por exemplo, os que envolvem dano ambiental.

Outro ponto relevante é que muitas empresas, em especial as empresas transportadoras e embarcadores, que estão mais sujeitas a este tipo de sinistro, não têm a mínima noção do custo que é um atendimento de emergência ambiental.

E olha que este tipo de sinistro é muito mais comum do que se imagina. De acordo com a Prefeitura de Garuva/SC, nos últimos 10 anos de concessão da rodovia, somente no trecho entre os km 664 e km 682 da BR-376, quase na divisa entre Paraná e Santa Catarina, ocorreram 88 acidentes com derramamento que foram direto para o Rio São João. O local, inclusive, chegou a ficar cerca de quatro anos interditado por conta de um acidente em que o produto perigoso transportado por um caminhão atingiu o Rio São João.

Segundo Jair Wagner, sócio-proprietário da Eco Responder – Emergência Química Ambiental – o custo deste tipo de operação, incluindo tudo o que é necessário fazer para dirimir ou, pelo menos, diminuir o dano ambiental decorrente de um acidente, que engloba desde a mão de obra especializada até os equipamentos específicos para este tipo de finalidade, pode ser extremamente elevado. “São muitas variáveis, desde a quantidade de produto químico vazado, do tipo de local aonde ocorreu o acidente, se atinge ou não algum rio ou lago, até o tipo do solo influi no custo da operação”, explica Wagner, informando que uma operação destas pode chegar custar milhares de reais.

E não apenas químicos, mas também produtos alimentícios podem ser um agente poluidor, dependendo do cenário da ocorrência. Outro exemplo de risco – que a maioria dos transportadores ignoram – é o acidente com o veículo sem carga, porém, com um tanque as vezes com mais de 500 litros de óleo diesel. Por menor que seja a quantidade de produto vazado, o dano ambiental pode ser muito sério. 

Atendimento especializado

Eco Responder Ambiental

Com 09 bases próprias (São Paulo/SP, Contagem/MG, Uberlândia/MG, Curitiba/PR, Londrina/PR, Brumado/BA, Goiânia/GO, Cuiabá/MT e Recife/PR), 174 pontos de atendimento espalhados por todo território nacional e parte do Mercosul, além de parcerias com empresas especializadas regionais.

Esta capilaridade concede agilidade e pronta-resposta aos atendimentos, além de uma maior assertividade quanto aos procedimentos necessários para a contenção e consequente redução dos danos ambientais decorrentes do sinistro. Quando a viatura da Eco Responder chega ao local, seus técnicos já estão informados pela equipe qual o grau do dano e da contaminação, bem como o tipo de produto contaminante e características e tamanho da área atingida, permitindo que chegue já com um plano de ação e de contenção. “Estas informações são cruciais para reduzir os custos da operação”, lembra Jair Wagner.

Equipamentos especiais

As viaturas da Eco Responder são equipadas com equipamentos de ponta, específicos para atender a todo tipo de emergência ambiental, como bombas para combustíveis, bombas  para óleos de diversas densidades e viscosidades e bombas para transbordo de gás, mangotes, plugues, ferramentas especiais, lonas, mantas de absorção e materiais específicos para realizar barreiras de contenção (necessárias para evitar o aumento do dano ambiental).

Eco Responder Ambiental

Em uma emergência ambiental, a pronta resposta tem que ser imediata. “Se a ação for rápida, um atendimento pode custar, por exemplo, R$ 100 mil. Se o atendimento demorar vários dias, este custo pode ultrapassar facilmente R$ 1 milhão, pois depende do grau de contaminação e da área atingida”, alerta Wagner.

Outro diferencial que a Eco Responder leva muito a sério é todo o cuidado e esforços para gerar a menor quantidade de resíduos possível decorrentes de um sinistro, pois esse item é o responsável principal pelos altos custos gerados nos atendimentos.

Homologação

Referência em atendimentos emergenciais, químicos e ambientais, a Eco Responder é homologada pelos órgãos ambientais para atender todas as classificações de produtos (exceto radioativos) – hoje, somente em relação a produtos, são 09 classificações de risco – além de possuir parceria com as principais seguradoras que atuam no segmento ambiental.

Contando com equipes altamente experientes e constantemente treinadas, mais do que o atendimento emergencial ao sinistro, a Eco Responder também elabora e implementa o Plano de Emergência Nacional (PAE), o Plano de Emergência Municipal para assessoria LETPP, Plano de Gerenciamento de Risco (PGR), Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e treinamentos de capacitação de acordo com a demanda de cada cliente, além de gerenciamento de resíduos, assessoria em Licenças (LETPP, CETESB, IBAMA, Federal, Civil e Exército) e Escolta Ambiental, entre vários outros serviços, sempre com atendimento de profissionais altamente especializadas e experientes em atuação no segmento, com estrutura e equipamentos modernos, oferecendo soluções para que os clientes tenham tranquilidade e confiança para enfrentar eventuais emergências ambientais.

Corretor de Seguros

O corretor de seguros é o suporte do segurado e, como tal, deve estar preparado para protegê-lo de todas e da melhor forma possível. A atuação do corretor, informando o segurado dos altos riscos e consequências que um sinistro ambiental pode acarretar, é fundamental até para a continuidade do negócio do seu cliente. Sem um Plano de Emergência para estes casos, os custos de reparação e as multas aplicadas pelos órgãos ambientais podem ser astronômicas, muitas vezes acima do que a empresa pode suportar.

Agora, imagine você, corretor de seguros, ter em suas mãos a solução para evitar os problemas dos seus clientes no que se refere a dano ambiental, tendo a tranquilidade no caso de eventual sinistro de ser atendido por uma empresa altamente qualificada e parceira, para que seus segurados não corram qualquer risco, além de ter um controle sobre o resultado de sua carteira. A Eco Responder está cadastrando corretores de seguros que desejam ser parceiros da empresa e proteger ainda mais seus segurados. Para saber mais sobre a atuação da Eco Responder e como ela pode ajudar a ampliar seus negócios, entre em contato pelo e-mail ecoresponder@ecoresponder.com.br ou pelos telefones (11) 3854-6550 / (11) 3854 6551.

Eco Responder Ambiental

Leia Mais: Edição nº 169