Clube da Bolinha Santa Catarina - Posse 2023

O Clube da Bolinha de Santa Catarina empossou, no último dia 20/03, em Blumenau/SC, sua nova Reitoria para a Gestão 2023. O Reitor responsável por gerir os destinos da entidade neste ano é Rogério Schmalfuss, tendo Rogério Fabrin como Vice-Reitor Tesoureiro e Leonardo Egert como Vice-Reitor Social/Secretário.

Schmalfuss toma posse após uma Reitoria histórica do Clube da Bolinha de Santa Catarina, a primeira que contou com a presença de mulheres Bolinhas em sua composição, além de ter uma grande missão pela frente, a de manter o nível da grande gestão realizada pela Reitoria anterior, composta pelo Reitor Luis Cauduro, pela Vice-Reitora Tesoureira Edna Ribeiro e pela Vice-Reitora Social/Secretária Salete Monteiro.

Bolinha SC

O Clube da Bolinha de Santa Catarina foi fundado em 1989, sendo o “irmão caçula” dos atuais Clubes da Bolinha do País.

O objetivo da criação do Clube foi de estabelecer um maior e melhor relacionamento entre os dirigentes das seguradoras que atuavam no mercado de seguros catarinense na época, muito acirrado e marcado por muita competitividade.

Atualmente a confraria conta com 36 membros ativos e alguns “protocolos” diferem, na forma, por exemplo, de seu coirmão paranaense.

Para ingressar no Clube não é necessário, obrigatoriamente, que o candidato tenha participado de alguma reunião anterior, bastando que o seu nome seja indicado por um dos membros do Clube e, em seguida, votado pelos demais integrantes do grupo (no Bolinha do Paraná, por exemplo, é necessário que o candidato participe, no mínimo, de três reuniões para poder ser indicado). A votação é feita da mesma maneira, com bolas brancas aprovando o ingresso e bolas pretas vetando. No Bolinha Catarinense, para ser aprovado, o candidato não pode receber mais do que duas bolas pretas, sendo necessário um quórum de, no mínimo, 40% dos membros do clube no dia da votação. Já no Bolinha paranaense, é necessário um quórum mínimo de 50%, e um índice de bolas brancas igual ou superior a 80%.

Devido à logística peculiar do Estado, com integrantes do Clube espalhados por diversas regiões, as reuniões acontecem em várias cidades, principalmente Blumenau, Joinville e Florianópolis, mas acontecem também em cidades de localização estratégica, como Itapema, por exemplo.

Outra diferença é que ocorrem apenas 10 reuniões por ano, com as atividades da confraria se iniciando apenas no mês de março, exatamente o mês em que a nova Reitoria, eleita em dezembro do ano anterior, toma posse. É no último mês do ano, aliás, que acontece a única reunião festiva do Clube da Bolinha de Santa Catarina, do qual também participam esposas, companheiras, namoradas e familiares dos membros do Clube. Em compensação, geralmente a reunião acontece durante um fim de semana inteiro, estimulando e aprofundando o relacionamento de todos.

A organização de todas as reuniões fica a cargo da Reitoria, responsável desde a escolha do lugar até a definição do cardápio.

Logo Clube da Bolinha de Santa Catarina
Nova Logomarca do Clube da Bolinha de Santa Catarina

Gestão 2022

A gestão da Reitoria 2022, comandada por Luis Cauduro juntamente com Edna Ribeiro e Salete Monteiro, promoveu algumas inovações no Clube da Bolinha de Santa Catarina, a começar pela logomarca do Clube, revitalizada pela Reitoria e aprovada por unanimidades pelos Bolinhas catarinenses.

As reuniões da entidade em 2022 também apresentaram novidades, como a reunião em conjunto com os membros do Clube da Pedrinha de Santa Catarina e uma nova reunião festiva com a participação das famílias dos membros do Clube, realizada em julho/2022.

O Bolinha SC também promoveu uma importante ação social, em parceria com o Clube da Pedrinha SC, do Sindseg SC e do Sindseg RS, onde arrecadou quase R$ 12 mil para ajudar as comunidades de diversas cidades que sofreram com as chuvas em Santa Catarina.

Outra inovação foi a edição de uma revista, em exemplar único, trazendo as atas e um resumo de todas as ações promovidas pela Reitoria em 2022. O exemplar foi assinado pelos participantes da reunião de março/2023 e será incorporado ao acervo do Clube.

“Fiquei muito honrado em ter as duas primeiras mulheres a ingressarem no Clube da Bolinha de Santa Catarina participando da Reitoria junto comigo”, ressalta Luis Cauduro. Aliás, a Gestão 2022 foi a primeira da história do Clube que contou com a presença de mulheres como membros da Reitoria. “Elas trouxeram um olhar feminino, voltado aos detalhes, o que fez toda a diferença nesta nossa gestão”, resume.

Este cuidado com os detalhes promovido pela Gestão 2022 foi reconhecido por todos os membros do Clube durante o evento de posse da Reitoria 2023. A frase que mais se ouvia vinha como um recado bem humorado: “O sarrafo subiu!”

Participação Feminina

O Clube da Bolinha de Santa Catarina é o primeiro dentre os três Clubes da Bolinha do Sul do País a incluir mulheres em seu quadro de membros. Além do Bolinha de Santa Catarina, mulheres que atuam no mercado de seguros também participam dos Clubes da Bolinha de Minas Gerais (primeiro Clube da Bolinha do País a contar com a participação de mulheres), de São Paulo e do Rio de Janeiro.

É preciso ressaltar que, em nenhum Decálogo (como é chamado o documento que rege os Clubes da Bolinha do País) de nenhum dos oito Clubes da Bolinha existentes e em atuação atualmente no País traz algum tipo de proibição ou veto à participação de mulheres em seus quadros. O ingresso de mulheres, portanto, depende única e exclusivamente da indicação e da aprovação ou não dos membros do Clube.

No caso de Santa Catarina, porém, mesmo não havendo um veto em Decálogo, a decisão de se indicar mulheres foi tomada apenas em 2019. Por iniciativa do então Reitor Rodrigo Chavantes, e depois de quase dez meses de debates e negociações, a indicação de mulheres para integrarem o Clube da Bolinha de Santa Catarina foi finalmente colocada em votação e foi aprovada por unanimidade, em uma reunião que contou com 27 membros. Logo em seguida, foram indicados os nomes de Salete Monteiro e de Edna Ribeiro que, pioneiras, se tornaram as primeiras mulheres integrantes do Clube da Bolinha de Santa Catarina. Hoje, além de Edna e Salete, o Clube da Bolinha SC conta com mais duas Bolinhas: Mari Fernandes e Kátia Borges. “Ingressar no Clube da Bolinha de Santa Catarina me trouxe um sentimento de reconhecimento de tudo o que eu construí ao longo da minha carreira no mercado de seguros”, expressa Edna Ribeiro. Para Salete Monteiro ingressar no Clube da Bolinha era algo que parecia inatingível. “Quando se concretizou o fato de entrar para o Clube, foi uma sensação de satisfação, em especial pelo fato de estar fazendo história, juntamente com a Edna, e abrindo as portas para que outras mulheres profissionais do mercado de seguros também possam ter seu espaço nesta importante entidade do mercado de seguros catarinense”, ressalta Salete.

Uma bela história e que ainda terá vários novos, belos e interessantes capítulos.

Confira as fotos da posse da Reitoria 2023 do Clube da Bolinha de Santa Catarina:


Leia Mais: Entidades do Mercado