Antonio Viana - AXA
Antonio Viana, Diretor Comercial Regional Sul da AXA no Brasil
SegFoco169 - Capa Brasesul 2022
Edição nº 169

Publicado na Revista Seguros em Foco nº 169 -AXA

Em 2021, a região obteve crescimento de 65% no volume de negócios. A consolidação da parceria com os corretores e novas oportunidades tendem a acelerar essa expansão

Nos resultados da AXA no Brasil, a região Sul tem conquistado cada vez mais notoriedade. Somente no ano passado, a Regional registrou um crescimento de 65% no volume de negócios quando comparado a 2020.

Especificamente em Seguros de Transporte, setor em que a companhia ocupa o 11º lugar no ranking nacional das seguradoras segundo estudo do Sincor-SP, a alta foi de 42%, com destaque para Santa Catarina.

Para Antonio Viana, Diretor Comercial Regional Sul da AXA no Brasil, a localização estratégica e a dinâmica econômica, somadas à consolidação da parceria com corretores especializados, são fatores que têm impulsionado esse crescimento. “Os portos da região fazem parte da logística de escoamento da produção do agro brasileiro, dos grãos à proteína animal. A indústria de transformação também é forte e estamos próximos ao Cone Sul/Mercosul. Nossa estratégia é aproveitar todo o potencial da região”.

Também no Sul, a empresa tem expandido em outras linhas de negócios: nas carteiras Empresarial e Condomínio, o faturamento dobrou em 2021. Nesse sentido, a companhia tem investido cada vez mais em soluções tecnológicas para garantir um workflow automatizado, mais dinamismo no momento de cotação e emissão de apólices. Outro facilitador é a proximidade com os corretores de seguros. “Com eles, conseguimos detectar oportunidades e as reais necessidades dos clientes para entregarmos uma oferta melhor, com uma visão mais capilar de cada negócio e do modelo da companhia”, diz Viana.

Seguro Transporte

Na carteira de Transporte, a AXA oferece uma solução completa nas modalidades terrestres, aéreas, aquaviárias e multimodais, com assistência para sinistros no Brasil e no exterior. Para os seguros RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador de Carga) e RCF-DC (Responsabilidade Civil Facultativa – Desvio de Carga), a cotação e contratação podem ser feitas online, diretamente no Portal do Corretor.

“Nós estamos muito competitivos nesse segmento, com portfólio bem completo e soluções digitais que facilitem o dia a dia dos corretores, mas sem perder o contato humano. Transporte é uma das carteiras foco da AXA”, afirma Carla Almeida, Diretora de P&C Middle Corporate da AXA no Brasil.

Condomínios e PMEs

No segmento de Condomínio, a AXA revisou os seus processos operacionais, passando a oferecer soluções customizadas que atendam as necessidades dos diferentes perfis de condomínios, também com facilidades no momento de cotação e contratação do produto.

No Empresarial, que já atendia o segmento de comércio e serviços, a companhia ampliou a sua oferta, atendendo o segmento de pequenas indústrias. Atenta ao modelo cada vez mais híbrido de trabalho, incluiu no portfólio a cobertura para equipamentos portáteis utilizados em home office.

Do pequeno ao grande risco: foco em Linhas Comerciais

A AXA vive um momento único no Brasil. Com a integração das operações de Grandes Riscos e de Seguros Gerais, a companhia passa a figurar entre as 16 maiores seguradoras do País. O objetivo é alcançar o Top 10 nos próximos anos. “Com a unificação, aumentamos a nossa oferta de produtos, gerando mais oportunidades para os nossos corretores parceiros. A nossa perspectiva é terminarmos este ano com um crescimento de cerca de 10% e um volume de R$ 1,3 bilhão em prêmios emitidos”, diz a CEO da AXA no Brasil, Erika Medici.


Leia Mais: Edição nº 169