Painel “Corretor Digital”, no CONEC
Painel “Corretor Digital”, no CONEC | Foto: Ayumi Yamamoto

A Allianz Seguros teve participação marcante no Congresso dos Corretores de Seguros de São Paulo (Conec), promovido pelo Sincor/SP entre os dias 5 e 7 de outubro no Transamerica Expo Center.

Patrocinadora Ouro, a companhia foi representada por seu Presidente, Eduard Folch; pela da Diretora Executiva Comercial, Karine Barros, da Diretora Executiva de Operações e TI, Rosely Boer, além do Diretor de Sinistros Auto, Marlon Teixeira, que se apresentaram no palco do Conec em dois dias diferentes.

Já na Feira de Negócios, a Allianz Seguros contou com um estande exclusivo – o maior de suas participações em Conec –, onde as equipes Comercial e de Produtos da companhia estiveram presentes para receber os corretores e interagir com os parceiros de negócios.

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Apresentações da Allianz no Conec

Arthur Igreja, Rosely Boer, Karine Barros e Marlon Teixeira durante o Conec
Arthur Igreja, Rosely Boer, Karine Barros e Marlon Teixeira durante o Conec | Foto: Ayumi Yamamoto

Na sexta-feira (6), às 14h, Karine Barros, Rosely Boer e Marlon Teixeira participaram da “1ª Jornada de Transformação”. Com o tema “Jornada do Cliente”, o Painel teve como convidado especial o executivo Arthur Igreja, palestrante em eventos como o TEDx no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul, autor do best-seller sobre inovação “Conveniência é o nome do Negócio” e co-fundador da plataforma “AAA Inovação”, com Ricardo Amorim e Alan Costa.

Eles abordaram o mercado digital a partir das mudanças no comportamento do consumidor, da transformação e aceleração tecnológica e do impacto em diversos segmentos da economia, além de traçar as tendências para o Brasil e o mundo no ambiente on-line.

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Experiência do cliente

Em sua participação, Karine Barros trouxe sua percepção sobre como a experiência de compra e venda de seguros vem sendo impactada pelas ferramentas digitais. “Vivemos cercados da tecnologia. Contudo, é o corretor quem tem a capacidade de fazer a interpretação mais inteligível do consumidor e respaldá-lo não só no que ele busca, mas indo além daquilo que ele precisa”, analisou.

Na visão da Diretora, a tecnologia chega para dar mais autonomia ao corretor no dia a dia, contribuindo para a resolução de operações mais simples (como a emissão da segunda via de boletos) e para que o profissional entenda qual cliente é mais propenso a comprar determinados produtos, assim como identificar o perfil do cliente e a mudança de necessidades ao longo da sua vida. “As ferramentas tecnológicas geram experiências mais fluídas a este profissional. E é assim que seguiremos nos próximos anos”, avaliou.

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Aliada do mercado

Até pouco tempo, há quem ainda enxergasse a Inteligência Artificial (IA) como “competição” ou “ameaça” dentro do mercado segurador. No entanto, Rosely Boer ressaltou que a presença desta tecnologia no setor veio para agregar e se tornar uma parceira. “Hoje, na Allianz, a IA é utilizada para oferecer soluções mais ágeis e de qualidade. Como resultado, mais da metade dos atendimentos recebidos pelo nosso contact center já são feitos via chat e chatbots. Esse índice vai para 60% quando consideramos os atendimentos realizados aos corretores”, disse ela.

Porém, na avaliação da Diretora, o que faz diferença no atendimento é a combinação entre tecnologia e desempenho humano. “Acreditamos, sim, que os canais digitais são fundamentais para a entrega de serviços e soluções mais rápidas. Por outro lado, qualidade, respeito e cuidado dependem do nosso investimento na capacitação das pessoas. Nós, da Allianz, buscamos o equilíbrio entre agilizar ao máximo os atendimentos simples via ferramentas digitais e dedicar mais atenção através dos canais humanos nos momentos em que segurados e corretores mais precisam”, explicou.

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Atendimento a segurados e corretores

O sinistro é, possivelmente, o momento mais decisivo dentro da jornada de seguros e quando o cliente mais necessita do apoio das seguradoras. Atender aos anseios que o consumidor valoriza é primordial nesta etapa, segundo Marlon Teixeira. “O foco da Allianz é tornar esta experiência mais fácil neste momento”, frisou o Diretor. Ferramentas inovadoras voltadas ao atendimento aos clientes e corretores têm desempenhado um papel fundamental na comunicação do sinistro. “Lançamos recentemente o Sinistro Auto Digital, que simplifica a jornada, desde a abertura até a liquidação do sinistro, e está disponível a corretores, clientes e terceiros”, exemplificou Marlon. “A ferramenta, que usa Inteligência Artificial, para leitura das fotos dos sinistros, agiliza a tomada de decisão na indenização”, disse.

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Corretor Digital

Eduard Folch, Presidente da Allianz Seguros, no CONEC
Eduard Folch, presidente da Allianz Seguros, no painel “Corretor Digital”, do CONEC

Já no sábado (7), às 11h, foi a vez de Eduard Folch integrar o painel “Corretor Digital”, focando na evolução e no desenvolvimento de soluções cada vez mais simples, intuitivas, rápidas e integradas para corretores e clientes. “É por meio deste caminho que conseguimos nos adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas e às expectativas dos consumidores para proporcionar uma jornada centrada na eficiência e na qualidade”, pontua Eduard.

Na avaliação do Presidente da Allianz Seguros, em um mercado em que o corretor atua como o principal meio de distribuição dos produtos, é fundamental elevar o nível de digitalização em todos os processos da cadeia do negócio. “Os benefícios da digitalização são amplos. Um deles é a sua contribuição para que as seguradoras cotem e ofereçam a melhor solução aos segurados”, pontuou.

Os processos que acontecem depois da venda do seguro, como o sinistro, também podem ser digitalizados com o intuito de fornecer um atendimento mais simples e ágil aos clientes. “Na Allianz, o segurado consegue enviar as fotos do seu veículo por meio da ferramenta Sinistro Auto Digital e escolher a oficina mais próxima para o reparo do seu carro, tudo isso de forma online”, exemplificou.

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Inteligência Artificial nos seguros

A indústria de seguros sempre fez uso de dados e algoritmos para oferecer uma experiência mais assertiva a corretores e clientes. Neste sentido, a Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma grande aliada das seguradoras. Na Allianz, o próprio Sinistro Auto Digital é um exemplo de como a IA já é adotada na indústria.

Eduard lembrou que o mercado tem contado com o apoio da IA para a determinação de riscos. “As seguradoras, junto com os corretores, podem fazer uso de ferramentas digitais, como a IA, para ter mais assertividade na oferta de produtos e, além de prover as coberturas, podem contribuir de forma eficiente na mitigação dos riscos, trazendo benefícios a toda cadeia, especialmente para os clientes e consumidores”.

Para a aplicação da Inteligência Artificial, a companhia desenvolveu uma série de iniciativas relacionadas à ética de dados e ao uso responsável de sistemas, que considera cinco princípios para o uso responsável dessa ferramenta: transparência, privacidade, controle humano, justiça e não discriminação, e responsabilidade. “Esta ferramenta terá um grande impacto para o futuro e precisa ser utilizada com muito cuidado para que sua aplicação esteja dentro dos valores de cada companhia”, explicou Eduard.

O executivo lembra que o Conec é um dos maiores eventos do país dedicados ao corretor e que, para a Allianz, é sempre muito proveitoso fazer parte disto. “No entanto, esta edição é ainda mais especial. O Congresso retoma depois de cinco anos, com ainda mais força. Foi uma grande oportunidade para revermos nossos parceiros de negócios, trocarmos experiências e contribuirmos com a expansão do conhecimento dos corretores de todo o Brasil”, declara o Presidente.

Confira as foto das participação da Allianz no Conec 2023:


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