Pandemia acelera transformação digital na Sancor Seguros
Plataforma web de vendas digitais desenvolvida com pioneirismo em 2019, segue em constante aprimoramento, já tem representatividade no montante de vendas e grande perspectiva de crescimento para 2021
Tendência em toda a América Latina, a implementação de modelos operacionais digitais é considerada por especialistas como um pré-requisito para o sucesso no mercado de seguros. Na Sancor, as vendas virtuais são uma realidade. Vanguardista, o App Sancor Seguros, que começou a ser desenvolvido em 2019, para complementar as iniciativas da Companhia, ganhou um status diferente em 2020, por conta das medidas de isolamento social que resultaram em uma demanda remota muito maior. Responsável pelo faturamento de R$ 1,5 milhão no ano passado, o canal de vendas digitais promete dobrar os ganhos em 2021, além de deixar um legado de transformação e efetividade para parceiros comerciais (corretores e cooperativas) e clientes.
“O canal é dinâmico, está em permanente construção e passa por constante aprimoramento. É um investimento essencial e de transformação para o futuro”, comenta o gerente de Negócios Especiais da Sancor, Juan Cruz Irigo, que já vê resultados positivos no primeiro trimestre de 2021. “As operações começaram em bom ritmo e a tendência é crescer ainda mais. Estamos abrindo novas ações e estratégias, que vão ter aceleração no segundo e terceiro trimestre deste ano, trazendo resultados mais concretos”.
A ampliação de produtos comercializados no ambiente online é uma dessas estratégias para alavancar o percentual. Isto porque, atualmente, o parceiro pode oferecer, de forma digital, os seguros Vida Individual, Acidentes Pessoais Individual, Residencial e Empresarial. Estas apólices começam a valer imediatamente. “Apenas no caso do seguro de Vida Individual, com capital acima de R$ 50 mil, a vigência começa somente após uma verificação mais aprofundada, sendo esta também digital e segura. Em todos os demais casos, o cliente está segurado no ato, independentemente do valor contratado”.
Outra parte do planejamento para a ampliação do canal digital conta com o envolvimento do parceiro e considera a experiência do cliente em todos os processos. São três pilares fundamentais, com medidas que se resumem em: metodologia de implementação, com a identificação das necessidades e do perfil de cada corretor; melhoria contínua da ferramenta, buscando simplicidade e transparência em todos os processos; e o aperfeiçoamento dos produtos, de modo a atender a demanda do mercado e clientes. “A pandemia acelerou o consumo digital e mudou o perfil do consumidor tradicional. Sem dúvidas, exigiu a necessidade de ter ferramentas simplificadas para a realização de transações de forma prática, transparente e de fácil entendimento”.
Irigo explica que estas medidas serão importantes para a consolidação do canal. “Estamos em um processo de adaptação do perfil dos parceiros para as inovações da venda digital. É um modelo que está ganhando credibilidade, pois, hoje, o cliente busca ferramentas e informações para se certificar sobre a contratação de qualquer tipo de produto ou serviço e com o seguro não é diferente. Por isso, também investimos em transparência e segurança para todos os envolvidos”.
E com o ganho de credibilidade entre os clientes, as vendas digitais também se apresentam como vantajosas aos parceiros, por oferecer uma ampliação na carteira, trazendo produtos que podem ser contratados com rapidez e praticidade. “O seguro é um produto que está crescendo neste segmento digital, sobretudo porque os custos de distribuição são menores, favorecendo a melhora de preços e condições. Desta forma, tornam-se mais atrativos aos novos consumidores, trazendo serviços cada vez mais inovadores. Transparência de preços e segurança também fazem parte deste processo, que é 100% digital, com assinatura certificada”.
Leia Mais: PubliNEWS