O Presidente da Bradesco Vida e Previdência (BVP), Jorge Pohlmann Nasser, foi o convidado de dois eventos em Curitiba: o “Quinta com Benefícios”, promovido pelo ISB Brasil e o “Palavra com o Presidente”, promovido pelo Sincor/PR.
Mas tem um detalhe: os eventos aconteceram simultaneamente. As entidades se juntaram para promover conjuntamente a palestra de Jorge Nasser. Como resultado, casa cheia, com mais de 150 pessoas lotando o teatro do Palácio Avenida, em Curitiba/PR.
O tema central, claro, foi o Seguro de Vida e Benefícios. É preciso ressaltar que o Seguro de Vida é o que possui, percentualmente, o maior número de segurados no Brasil, com cerca de 17% da população possuindo alguma cobertura (se você achava que era o Seguro de Auto, se enganou). Muito deste número se deve a exigência sindical e a atuação dos Bancos, principalmente por conta de financiamentos, além dos seguros prestamistas.
Comercialmente este número pode parecer razoável, mas poderia ser muito maior se, ao invés de ter sua contratação meramente obrigatória, a população efetivamente entendesse a importância real de ter sua vida segurada, proporcionando mais tranquilidade tanto para sí quanto para seus familiares.
Com o título “Seguro que tudo vai mudar”, a palestra de Jorge Nasser levantou pontos importantes, trazendo conhecimento e novos pontos de vista, hora fazendo o público pensar, hora se emocionar.
Nasser iniciou linkando o tema da palestra com os desafios enfrentados pelo mercado de seguro diariamente. “Esta é nossa realidade enquanto sociedade, onde as coisas mudam o tempo todo e o seguro pode – e deve – mudar junto com a sociedade”.
Ele destaca que, pela primeira vez na história da humanidade, estamos falando para sete gerações de pessoas. “Muito se fala que o consumidor mudou, mas de qual consumidor estamos falando?” Analisando este fato, ele afirma que foram as gerações que foram mudando e não as pessoas.
Para Nasser, este é o desafio que se apresenta hoje e ao qual precisamos aprender a lidar. “Todos os players do mercado têm de estar inseridos neste processo”, afirma, alertando que de nada adianta as seguradoras mudarem sua visão e estarem preparadas para falar com cada uma dessas gerações se os corretores não alterarem também a sua, e vice-versa.
Segundo o Presidente da BVP, para que isso ocorra é necessário que o corretor de seguros esteja preparado, principalmente no que se refere ao seu portfólio de produtos. Mais do que atuar em um único produto ou apenas naqueles que são considerados “commodities” (como o Auto e Saúde, por exemplo) é preciso olhar para todos os produtos que protejam efetivamente o seu segurado quando ele precisar, principalmente voltando o olhar com uma atenção especial para o segmento de Seguro de Pessoas, oferecendo de forma completa as soluções para seus clientes. “Estamos convidando o corretor de seguros para que ele, de fato, tenha este olhar, tendo a humildade de aprender e a generosidade de ensinar”.
Nasser ressaltou, também, que é preciso ter respostas rápidas e assertivas que atendam efetivamente a necessidade do cliente, caso contrário o tempo de vida deste seguro será muito curto, além de criar um obstáculo para ofertas futuras de outros produtos e benefícios.
Outro ponto levantado por Nasser é a necessidade de se buscar conhecimento e novas tecnologias, mas com cuidado e assertividade. Atualmente no mundo inteiro se fala muito de Inteligência Artificial, de Metaverso, enfim, de tecnologias que irão agregar valor. Diante deste cenário, Nasser é categórico. “É preciso que as tecnologias sejam meios e não fim”. Ele destaca que precisamos ser digitais em matéria de, por exemplo, atendimento, de conveniência, de extratos, de consultas, entre outros pontos, mas que precisamos ser analógicos quando o assunto é relacionamento. “No dia a dia, na sensibilização da necessidade da proteção, a figura humana é fundamental, com o olho no olho, vontade e dedicação de fazer de fato aquilo que faz a diferença”.
Bradesco Vida e Previdência
Em setembro deste ano a Bradesco Seguros completou nove meses desde o processo de verticalização da empresa, que segmentou a empresa novamente em três estruturas comerciais – Auto e RE, Vida, Previdência e Capitalização e Saúde e Odonto.
“O projeto Sinergia, que unificou as equipes comerciais, trouxe um enorme aprendizado tanto para a Companhia quando para os Comerciais da empresa, mas a segmentação está proporcionando a todos uma especialização necessária”, analisa Anderson Fabiano Mundim Martins, Superintendente Executivo da Bradesco Vida e Previdência na Região Sul e São Paulo (Capital e Interior), que afirma que toda esta bagagem de atuar primeiramente em todos os ramos e, agora, de forma especializada em Vida e Benefícios, torna todos os profissionais da Bradesco cada vez mais completos.
Com a nova configuração, os profissionais passaram a ter mais condições de se aprofundar nos produtos, oferecendo um maior suporte e agilizando o atendimento aos corretores de seguros, além de não ter de dividir sua atenção com produtos de outros segmentos, o que fez com que o tema Seguro de Vida e Benefícios retornasse à pauta junto aos corretores. “Hoje falamos com profundidade sobre os produtos de Seguro de Vida e Benefícios, das condições gerais, da assistência e, principalmente da importância da carteira de Vida e Benefícios para o corretor de seguros”, completa Anderson.
Confira as fotos do evento:
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