A pandemia vem causando vários problemas para a sociedade. Desde março do ano passado, todos os setores têm tido de reinventar.
Alguns setores, porém, não dependem apenas de si, mas de ações conjuntas de vários segmentos. E é exatamente neste momento que vemos que cada atitude importa.
O Clube da Bolinha do Paraná está, digamos, “em recesso”, desde o início da pandemia. Como as reuniões da confraria deixaram de ser realizadas mensalmente neste período, a Reitoria colocou a contribuição mensal de cada um dos confrades como opcional. O Clube da Bolinha do Paraná decidiu utilizar essa arrecadação para fazer sua parte e auxiliar àqueles que mais precisam diante deste momento delicado. Até o momento, 16 entidades/instituições foram beneficiadas com as doações realizadas pelo Clube.
Neste mês de janeiro/2021, por indicação do Bolinha Wilson Pereira, a ajuda foi direcionada para o Pequeno Cotolengo, entidade que acolhe pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais) de todas as idades e de qualquer região do estado do Paraná, que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. São cerca de 230 assistidos
Segundo Izaías Ribeiro, responsável pelo setor de Relacionamento Pessoa Jurídica do Pequeno Cotolengo, a instituição acolhe, hoje, 232 pessoas – a mais nova com 9 meses de idade e a mais idosa com mais de 80 anos, que recebem na instituição acolhimento, educação e saúde, tudo feito com muito carinho para oferecer qualidade de vida a cada um deles.
Uma das principais fontes de renda do Pequeno Cotolengo era o churrasco mensal que a entidade promovia. Com a pandemia, essa fonte de arrecadação simplesmente deixou de existir.
Com cerca de 700 funcionários, divididos em três turnos (o atendimento é em período integral), para dar conta de atender todos os assistidos, além de todo o material, medicamentos e alimentação – para ficarmos no básico – dá para se ter uma ideia pela dificuldade que é manter funcionando uma entidade dessas, tão essencial para a nossa sociedade.
O Clube da Bolinha fez sua parte, doando R$ 3,5 mil para o Pequeno Cotolengo. Mês passado, o Sincor/PR também direcionou para a entidade a arrecadação que obteve durante seu evento de fim de ano – o 1º FestSeg.
“O trabalho desenvolvido pelo Pequeno Cotolengo é fundamental para a nossa sociedade e merece –e precisa – ter a ajuda de todos nós”, afirma Aristides Damião Jr, Magnífico Reitor do Clube da Bolinha do Paraná que, juntamente com o Tesoureiro da entidade, Elexandro Carvalho de Brito e com Wilson Pereira, estiveram no Pequeno Cotolengo ontem (13/01) para fazer a entrega da contribuição do Clube para a instituição. “Tudo o que precisamos fazer é a nossa parte. Agradeço a colaboração de todos os membros do nosso Clube, que estão permitindo que o Clube da Bolinha do Paraná possa auxiliar a quem mais precisa, principalmente neste momento delicado pelo qual todos nós estamos passando”, destaca Aristides.
Que quiser ajudar diretamente ao Pequeno Cotolengo, são várias as formas. É possível doar diretamente via conta de luz, água e na fatura de algumas operadoras. A entidade possui contas para doações em todos os bancos. Se preferir doar alimentos, roupas, calçados, material de higiene e de saúde, é possível levar pessoalmente no Pequeno Cotolengo (a portaria fica aberta das 07:00 horas às 18:45 horas), de domingo a domingo.
Maneiras de ajudar não faltam. Basta querer. Conheça mais sobre o Pequeno Cotolengo no site da entidade: https://www.pequenocotolengo.org.br/
Leia Mais: Entidades do Mercado